terça-feira, 10 de março de 2009

As viagens de ônibus.

Já viu como o tempo que se passa no ônibus é inútil?

Quer dizer... Óbvio que para se locomover por aí em distâncias absurdas de se vencer a pé, mas nesse nosso mundo de correria, onde o tempo é tão precioso, como tentar amenizar essa perda de tempo diária?

Eu costumava ouvir música durante os trajetos, mas não deu muito certo. Meus fones costumam quebrar com uma facilidade íncrível. Deve ser o tal do karma, atacando novamente.

Passei a tentar ler. Parece fácil, mas não é. Como ler de pé em um ônibus lotado? E as chacoaladas ocasionais, como ficam? É fria.

Resolvi fazer algo simples pra aproveitar as viagens de ônibus. Pensar.

Estranho? Eu diria nescessário. Sempre tenho algo sobre o que refletir, mesmo... Algo sobre a vida, sobre os estudos, sobre o que me parecer prudente ou mesmo sobre o que vier à cabeça na hora.

Pode parecer perda de tempo. A mim parece ideal. Não força as vistas, os ouvidos e ,na pior das hipóteses, queima alguns neurônios. Eles iam queimar mais cedo ou mais tarde mesmo, né?

Hoje pensei num poema no ônibus. Como escrever dentro de ônibus também é uma fria, e acabo nem eu mesmo entendendo o que escrevi, vou tentar refazer por aqui.

Amarelo claro

Vejo nos rostos cansados
Olhos abatidos.
Meio angustiados.

Peso dos dias passados.
Uns deles vividos
Outros, aturados.

E as vezes os pego olhando
Quase que perdidos
Pr'os carros passando

Fico ali observando
Meio que espremidos
E o tempo voando.


Ta aí. Eu costumo 'viajar' um pouco para aproveitar minhas viagens propriamente ditas. Se alguem tiver uma idéia melhor, sou todo ouvidos.

Até.

7 comentários:

  1. sempre penso durante as viagens. Mas, de vez em quando, observo a chuva e brinco de barquinhos de papel
    :)

    ResponderExcluir
  2. cara, eu tbm passei por todas essas fases.
    do som, que acabou qnd meu mp3 foi roubado.
    a do livro persiste até hoje, mas não com tanta frequencia pq eu nao faço mais grandes trajetos.
    o de pensar, ficou chato, pq eu nunca pensava sério coisas sobre mim mesma/minha vida (?)
    dai, eu passei a reparar nas pessoas e imaginar o que elas estariam pensando e começava a inventar historinhas auahuahuahauhauhauhauhaha
    que coisa tosca
    mas é até engraçado.
    eu sou a unica besta que fica rindo sozinha num transcol lotado uahuahauhuahuahuhauah
    enfim.
    bjoqjo =*

    ResponderExcluir
  3. eu aproveito meu tempo no onibus da melhor forma que eu poderia: dormindo..
    assim durmo menos em casa!

    ResponderExcluir
  4. além disso desenvolvi a técnica (mui util) de dormir em pé no onibus lotado

    ResponderExcluir
  5. estou com muryan.
    ônibus é lugar de dormir.

    ResponderExcluir
  6. Não sou habilidoso o bastante pra dormir de pé.
    Muryel ninja.

    ResponderExcluir